02-10-2019

REITOR DO SANTUÁRIO CELEBRA PRIMEIRA NOITE DO TRÍDUO DO PE. FRANCISCO DA SOLEDADE

Esta terça-feira (01) foi uma data especial e de alegria para os romeiros, lapenses e internautas que puderam suplicar a Deus na primeira noite do tríduo em preparação à festa de Francisco de Mendonça Mar (Pe. Francisco da Soledade), fundador do Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Senhora da Soledade. A Igreja fez Memória neste dia de sua Doutora, padroeira das missões, Santa Terezinha.

O reitor do Santuário, Pe. João Batista Alves do Nascimento, CSsR, presidiu a celebração da Santa Missa e em sua homilia refletiu o evangelho do dia citando “que Jesus estava fazendo uma peregrinação, uma romaria rumo à cidade de Jerusalém” para morrer pela nossa redenção e ressuscitar no terceiro dia.

Fez uma comparação à vida do Monge que percorreu um caminho longo através de muitos sofrimentos até chegar nesta Gruta, depois cravou numa pedra uma imagem do Cristo Crucificado e ao lado outra de Nossa Senhora que trouxe consigo. Depois de um tempo vivendo santamente neste templo, foi chamado para ser ordenado padre. Retornando, continuou sua missão de servir a Deus através dos necessitados.

O reitor lembrou que depois de 328 anos da chegada do ermitão neste lugar, são mais de dois milhões que seguem este testemunho e que “isso significa que este é um lugar de Deus, de Nossa Senhora, porque se não fosse, não estaria mais desta forma, não teria desenvolvido tanto...”.

Portanto, é possível observar o quanto Deus honrou a entrega total deste homem santo a Jesus por meio da Mãe da Soledade.

Conheça a história do Pe. Francisco da Soledade: ofundador.com