31-01-2020

Um dos principais templos exóticos do mundo com detalhes que vão te encantar

O Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade foi destaque em um dos maiores sites de viagens do Brasil neste primeiro mês do ano. A notícia espalhou através de outros sites, rendendo milhares de acessos e compartilhamentos nas Redes Sociais.

A Igreja da Lapa foi o único lugar de peregrinação do Brasil que ficou entre os 12 templos exóticos ao redor do mundo para visitar em 2020, divulgado pelo site melhoresdestinos.com.br.

Além do importante e atual destaque, você vai conhecer outros aspectos deste lugar de fé que é uma das raridades no Brasil e no mundo. Confira:

Santuário Cristocêntrico Mariano

Este templo é dedicado ao Bom Jesus da Lapa e a Nossa Senhora com o título da Soledade, conforme consta em registros de sua fundação.

A maioria dos Santuários (dedicados a Jesus ou Maria) são conhecidos por serem devotados apenas a um título. O da Lapa é um dos poucos no Brasil e talvez no mundo que é dedicado a duas devoções, ou seja, é Cristocêntrico e ao mesmo tempo Mariano.

A torre da Lapa

Construída entre 1940 a 1950, mede 40 metros de altura por 6 de largura.  Foi baseada no estilo de castelo espanhol, edificada com pedras extraídas do morro. É única em todo o Brasil.

Presépio permanente

Quem vem em romaria é possível visitar a Gruta de Belém, lugar que é dedicado ao nascimento do Salvador com representações inspiradoras da Sagrada Família, os Três Reis Magos e os pastores. O espaço é um dos poucos no Brasil que faz referência fiel à Gruta do Nascimento em Belém. Seu aspecto natural faz desta capela um lugar de espiritualidade intensa.

Pedra do Sino

Rocha que emite som semelhante a um sino ao ser batida com outro objeto. Nos registros históricos da Lapa, consta que uma pedra foi utilizada como o primeiro sino do Santuário para anunciar a hora da missa aos primeiros moradores de Bom Jesus da Lapa.

Um dos maiores sinos da Bahia

Tendo 1m e 40cm de boca e aproximadamente 1m e 60cm de altura, foi fundido com moedas antigas depositadas nos cofres do Bom Jesus ao longo de dezenas de anos por ex-escravos e romeiros. Fica dentro da torre, atualmente está desativado.

Um dos templos católicos mais antigos do Brasil

Transformado em templo no ano 1691, este Santo lugar está entre os mais velhos do Brasil. São mais de 300 anos desde a sua fundação.

Gruta com bancos de pedras

A espetacular Gruta da Ressurreição, além de sua beleza e magníficos detalhes que lembram o maior evento do Cristianismo, tem uma longa arquibancada de pedras extraídas do morro. Por ser a maior parte dela ao ar livre, adquire a forma de um templo campal.

Templo dentro de um morro com várias grutas dedicadas aos Santos(as)

Existem neste único templo católico 16 cavidades transformadas em capelas, cada uma dedicada a um santo(a) da Igreja. Atualmente duas estão desativadas. Em cada lugar existe uma opção para praticar a oração. Esta curiosidade é única.

Grutas: Bom Jesus, N. Sra. da Soledade, Santíssimo, N. Sra. Aparecida, Santo Antônio, São Geraldo, São José, Santa Luzia, Ressurreição, N. Sra. da Conceição, Santa Cruz, Belém, Mártires ou Água do Milagre, São Francisco / Desativadas: São Cristóvão e Santo Afonso

A Igreja da Lapa foi feita de Pedra e Luz, venha visitar e viver essa experiência de amor do Bom Jesus e o carinho maternal da Virgem da Soledade.