Buscar

Notícias

27-07-2020

Categoria: Santuário

Festa do Bom Jesus da Lapa acontecerá sem a presença de fiéis

Com o tema “Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida”, o Santuário realizará de 28 de julho a 06 de agosto, a novena e festa do Senhor Bom Jesus da Lapa de forma virtual, reafirmando seu compromisso no combate à pandemia.

Após mais de três séculos de tradição de romarias, a grande Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa já faz parte dos compromissos anuais de inúmeras pessoas. A romaria é um evento do povo, um movimento de fé. Por isso, diante da realidade de pandemia que o Brasil e o mundo enfrentam, o Santuário viu a necessidade de preservar a devoção popular e os ritos que homenageiam àquele que dá nome a esta cidade, o Senhor Bom Jesus.

 

Adaptações para que a romaria aconteça com segurança

 

Desde o mês de março, a programação diária do Santuário tem sido transmitida com maior intensidade pelas mídias sociais, concentradas na WEB TV BOM JESUS. Assim foi com as romarias do Terço dos Homens e da Terra e das Águas e será com a Novena e Festa ao Senhor Bom Jesus.

Devido ao aumento do número de casos de COVID-19 na cidade, no Estado e em outras regiões de onde costumam vir muitos romeiros, os Missionários Redentoristas em comunhão com a Diocese de Bom Jesus da Lapa e consenso com o poder público municipal decidiram realizar a Romaria Virtual 2020. Desta forma, além da ausência de público nas celebrações, a tradicional procissão será substituída por uma bênção do Bom Jesus no andor, pelas ruas da cidade. Segundo o reitor do Santuário, Padre João Batista, esta é uma decisão difícil, mas necessária: “Nós que sempre recebemos as pessoas aqui, agora trazemos esta proposta de Romaria Virtual, que é uma forma de levar o Bom Jesus até elas”.

 

 

Programação da Novena e Festa

 

A partir do tema geral da romaria, durante os nove dias serão trabalhados subtemas relacionados à responsabilidade missionária e cuidado com a vida.

A Novena Solene iniciará na terça-feira, 28, às 19h, com transmissão ao vivo pela WEB TV BOM JESUS. Até o dia 05 de agosto, ela poderá ser acompanhada por este canal de comunicação do Santuário, na internet. Além disso, todos os dias serão transmitidos o Terço da Misericórdia às três da tarde e a Santa Missa, às 17h.

Do dia 03 ao dia 05 de agosto, a TV Aparecida também passa a transmitir a Novena Solene às 19h. Já o dia 06, dia festivo, terá uma programação especial. Logo às sete horas da manhã, acontecerá a Santa Missa Solene, transmitida pela TV Pai Eterno. Às 16h, a Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus percorrerá algumas ruas da cidade e às 18h, acontecerá o encerramento na esplanada do Santuário, transmitido pela TV Aparecida e WEB TV BOM JESUS.

 

Música e cultura no Novenário e Festa do Senhor Bom Jesus

 

Para aqueles que costumam participar dos momentos culturais durante a romaria, o Santuário preparou um programa especial, o BOA NOITE BOM JESUS. Transmitido todos os dias às 20h30, pela WEB TV no Youtube, Facebook e Instagram, durante todo o Novenário. Em um cenário especial, o programa contará com entrevistas, reportagens e o principal: música com artistas da terra.

Para encerrar a parte musical do festejo, com chave de ouro, no dia 06 de agosto os fiéis poderão acompanhar de casa, às 19h30, uma Live Show com o padre Alessandro Campos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
















Eventos

Campanha

Espiritualidade

×

Próximo
evento: