Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro

A Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, doravante denominada CTPS, foi fundada no dia 01 de maio de 2016. Ela está situada na Fazenda Machado, a 13 km da sede do município de Bom Jesus da Lapa. É uma iniciativa do Santuário com o apoio da Diocese de Bom Jesus da Lapa, de uma equipe de voluntários e da sociedade lapense. A CTPS é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover ações para a recuperação de jovens e adultos, dependentes de substâncias tóxicas de qualquer natureza. É um local onde busca, à luz da fé, a recuperação de dependentes químicos por meio de uma metodologia de tratamento embasada na Oração, no Trabalho e na Formação Processual.

Guias turísticos

O Santuário realiza um trabalho de inclusão social com jovens da cidade, de origem humilde e trabalhadora, fazendo uma parceria que vem dando certo. Os guias turísticos recebem instruções sobre a história do Santuário e a maneira respeitosa de tratar os romeiros e turistas. Além das instruções, o Santuário patrocina seu uniforme e oferece o acesso a boa parte das grutas. Em contrapartida, eles contribuem com a limpeza do morro e o cuidado com o lugar sagrado. Em pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em agosto de 2017, os guias foram avaliados pelos romeiros como o segundo melhor serviço prestado na romaria.

Escolinha de futebol

Dois atletas amadores da cidade de Bom Jesus da Lapa, Maerlon Santos de Oliveira e Ednei Pereira Morais, recebem ajuda do Santuário para representarem a cidade e divulgar o nome do Santuário do Bom Jesus. Maerlon Santos de Oliveira e Ednei Pereira Morais (Neguinho da Barrinha). O segundo faz parte do quadro de guias turísticos do Santuários. São classificados na maioria das corridas que participam e, no pódio de premiação, mostram com orgulho a camisa suada, com a marca do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Ambos já participaram da corrida de São Silvestre, , em São Paulo, em 2009 e 2017. Na última corrida, Maerlon ficou em 68º lugar e Ednei em 55º e 2º lugar em sua categoria, dos 20 a 29 anos, entre os 33 mil participantes.

Atletismo do Santuário

Assistência social

As pessoas carentes atendidas pelo Santuário são acompanhadas por uma equipe composta pela Irmã Ercília Rodrigues - Congregação das Mensageiras do Amor Divino e Rosa Costa, duas assistentes sociais e um colaborador em atendimentos gerais. Quase 300 pessoas são ajudadas mensalmente, nas mais diversas carências: alimentos, tratamento de saúde, fornecimento de roupas, passagens, ajudas para construção e outras ajudas emergenciais. Um trabalho de triagem, com visitas domiciliares às famílias carentes, é feito pelas assistentes sociais do Santuário.